domingo, 28 de outubro de 2012

Domingo de Missa...

Eu sou católica desde sempre. E católica praticante quase sempre. Rezo todos os dias, tento ir à missa ao domingo e nos feriados Santos, e converso muito com Deus. Não condeno de modo nenhum quem não é, ou acredita noutra coisa. E não tento envagelizar ninguém. Por diversas razões já não ía à missa há algum tempo, hoje com a mudança da hora o Rafael acordou cedo e fomos os 3. Eu queria levar o Rafael, porque gostava que ele se habituasse, porque o batizei com fé, e o Nuno embora nunca tivesse sido católico, teve uma fase em que se aproximou mais da Igreja e começou até a ir à missa. Mas a fase passou e embora não se importe de ir comigo sinto que não vai com a mesma fé. Hoje antes de entrarmos passou o tempo todo a dizer que o Rafael não ía ficar e que devia ficar com ele cá fora. Eu insisti e entramos os três. A Igreja fica próxima da baía do Seixal, que é onde costumamos passear e brincar com ele. Assim que nos sentámos, começa a dizer :"Amos, abuinha tá aí.!", (vamos a aguinha está ali) e o Nuno a rir-se, claro. Quando começou a missa, ele continuou a pedir para sair, e numa parte em que dizemos "Deus, todo poderoso" ele sai-se com um "Adeu podeoojo" (Adeus poderoso(??!!)), não pude evitar rir e concordar com o Nuno para que saísse com ele. Eu fiquei. E senti-me tão bem. Arrepiei-me com os cânticos, senti o envagelho e a homilia. Temos sorte em ter o Padre Marco, que é um jovem de 35 anos e fala a nossa linguagem. Consegue chegar ao coração de idosos, das crianças e dos jovens. Eu gostava que o meu  filho frequenta-se a catequese. E pretendo transmitir-lhe a minha fé. Com o Nuno vai ser complicado. Porque o que um não quer dois não fazem e em casa dos meus pais também era assim e de nós 3 eu fui a unica que continuei... Vou continuar a leva-lo comigo e deixar que o tempo o ensine o melhor caminho. Seja ele qual for

1 comentário:

Mamã da Caroxinha disse...

Ora aí está um tema muito delicado...eu sou católica mas não praticante, rezo sim e falo com Deus mas não sou de ir à missa...não gosto da hipocrisia que lá se vive e o nosso padre apesar de jovem é do mais hipócrita e egoísta que eu conheço :(
Mas já levei a Laura, na missa de sétimo dia da minha avó fomos todos e ela quis ir comigo também, aguentou a missa toda, tentava cantar os cânticos e portou-se muito bem para a idade.
Ela adora ir à igreja desde pequena e sempre foi ela a pedir para ir, eu acedo sempre e vou, faz-lhe bem e ela adora andar a ver os santos nos altares e quer saber o nome de todos. Ensinei-lhe a oração ao anjinho da guarda quase desde que ela começou a falar e sabe muito bem rezá-la.
A catequese tenho a certeza que vai frequentar porque depois os colegas da escola vão e eles querem ir também...e eu vou deixar, até quando ela quiser..e se não quiser cá estarei também.
O pai cá de casa não se mete muito nisso, ele é mais fã de fátima e de lá ir quando precisa mas raramente vai à missa...mas se ela quiser ir tenho a certeza que não se vai opor!
beijinhos