quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tenho sorte, devia estar grata!

Tenho muita sorte, consegui voltar a estudar, estou a tirar a carta, tenho um filho maravilhoso e um homem que me ama ao meu lado e um emprego que adoro e onde me sinto bem. Mas estou sempre a reclamar, e há pessoas que me atiram constantemente estas coisas à cara.
Ás vezes, nos meus momentos mais egoistas, penso que mereço tudo isto. Por tanto que já passei. Pai alcoolico, irmãos toxicodependentes, um deles preso. Uma mãe deprimida sem o reconhecer, tantos dias de Natal sózinha, sem a minha familia base, anos em que quase ninguém se lembrou do dia do meu aniversário, aprender a cuidar de uma casa aos 13, e ir às compras e orientar uma vida. Ter um namorado pouco compreensivo e muito exigente que me fazia sentir a pior pessoa do mundo. Dividir-me entre a coragem e o desespero, o sofrimento por uma doença silenciosa, sem sequer poder parar para a tratar, tratamentos sózinha, trabalhar sempre, porque me exigiram "que levanta-se o cu" e procura-se que fazer porque estar de baixa não estava com nada.
Ter um filho, a maior felicidade da minha vida, mas não do homem que sempre amei e de quem sempre quis filhos. Tanta coisa que me deixou triste, se calhar já me fazia merecer aquelas coisas que sempre quis e nunca pude ter.
Mas sim, queixo-me ainda...
Queixo-me do peso que tenho, e essa é provavelmente uma das minhas maiores tristezas. Condiciona-me a auto-confiança e a vida em geral. Incluindo a intima. Queixo-me por não ter força suficiente para mudar isto. Queixo-me por não ter paciência para o meu filho, queixo-me da falta de tempo e de dinheiro para frequentar o ginásio que quero, e ainda me queixo por não ter ainda carta. E da falta de tempo para estar com eles e de não ser mais tranquila... Queixo-me do tempo que perco em transportes, e de chegar a casa uma hora depois do que é suposto por causa disso. Queixo-me por não poder dar ao meu filho a festa, o bolo e o presente que ele merece, queixo-me de ser má mãe.
Tenho demasiadas queixas... e tenho medo de não as conseguir superar...

1 comentário:

Mamã Petra disse...

Minha querida tinha saudades de te ler, de saber como estavas, e andava aqui a matutar nisso, hoje lá te mandei o email porque não aguentei mais. Precisas de colo e eu sei bem o que isso é, precisas de conforto, as pessoas julgam sempre a vida dos outros porque é o mais fácil, porque não se preocupam em ver do nosso lado, em ver porque nos sentimos assim. Gostava de estar mais perto para poder estar mais presente e te apoiar. Mas de uma coisa tenho a certeza és uma excelente mãe, mulher e amiga. Beijinhos.