terça-feira, 19 de março de 2013

Dia do Pai

A ti filho, venho hoje falar-te do PAI. O teu PAI!
Há muitos, muitos anos este teu PAI, não gostava de crianças, dizia ele. Faziam barulho, choravam e ele na verdade não lhes ligava nenhuma. Os miúdos pequenos gostavam sempre dele, talvez pela imensidão dos olhos azuis, pela calma que o seu porte transmite.
Entre mim e ele sempre houve esse e outros calcanhares de Aquiles. Eu adorava crianças, ele nem por isso. Depois nasceu o Daniel, o nosso afilhado, o filho do melhor amigo. Enquanto bebé nunca se aproximou muito, mas quando ele começou a interagir tudo mudou... havia até entusiasmo em cada visita.

A vida deu muitas voltas, separamos-nos apenas fisicamente, e eu tentei reconstruir-me longe, a noticia da tua chegada apanhou-me num momento confuso, e ainda que te desejasse com todas as minhas forças, não sabia muito bem como iria ser, já que não confiava minimamente no teu progenitor. O teu PAI foi a segunda pessoa com quem falei. Apesar da minha felicidade por te saber a caminho não pude deixar de chorar de tristeza pelo que lhe estava a fazer... e ele chorou comigo. Disse-me nesse dia que queria o teu bem, tudo de bom para ti, afirmou que poria a vida dele à frente da tua sem hesitar, mesmo que eu lhe estivesse a dizer que ia ficar com outra pessoa.
Sabes filho, ele não desistiu de mim, de nós. Continuou por perto, e algumas semanas depois choramos os dois de felicidade quando decidimos ficar juntos, e juntos projetavámos um futuro risonho para ti, sempre a pensar em ti.
Enfrentou comigo os que estiveram contra, ajudou-me em tudo e acompanhou-me às ecografias. Amou-te quando ainda eras um feijãozinho e esse amor foi crescendo contigo.... vai ainda crescendo contigo.
Este PAI filho, escolheu-te. Escolheu amar-te incondicionalmente, nada lhe foi imposto. E aquele homem que não simpatizava com crianças, desapareceu. Pegou-te ao colo desde o primeiro dia, tirou fraldas, deu banho, biberon, levou ao médico. Brincou, riu e encantou-se com cada gracinha. Ver-te com ele é o que mais alegria me dá, tranquiliza-me o coração saber que chamas PAI a alguém como ele, que só terá coisas boas para te ensinar, e que te ensinará a lidar com as más que forem surgindo... ele sim é o teu verdadeiro e único PAI

Sem comentários: